sábado, 16 de junho de 2007

Ota, Alcochete ou Portela +1?

Quanto a mim que sou madeirense prefiro que mantivessem a Portela e construissem o outro em Alcochete. Como vão fazer uma terceira ponte sobre o Tejo não me parece absurda uma ligação dedicada entre os dois aeroportos a incluir nessa terceira ponte. Alcochete seria terminal internacional e oficinas de manutenção, etc. e a Portela logo depois do arranque de Alcochete entraria a meio gás afim de permitir construir de raiz um terminal moderno, funcional e virado para receber os voos domésticos e quando falo em domésticos incluo madrid, barcelona e bruxelas, destinos de negócios que precisam de rapidez. A reconstrução do zero da Portela e a transferência das oficinas e hangares de manutenção bem como a zona militar do aeroporto, permitiria sem duvida triplicar o numero de mangas disponiveis. A linha férrea dedicada entre os dois terminais daria a celeridade necessária à comunicação entre os dois terminais, no inicio julgava isto absurdo, mas nas várias vezes que espero na Portela durante 45 minutos pelas malas, cada vez estou mais adepto desta solução. Não será de certeza o mesmo que suportar dois aeroportos, seriam dois terminais com alguma distância um do outro, além disso esta ideia não é nova, existem aeroportos pelo mundo com esta solução. Confesso que é muito fixe aterrar na Portela e apanhar o autocarro da carris para a baixa, por isso sou suspeito! Mas com esta teimosia da Ota a qualquer preço, o Governo parece-me ainda mais suspeito que eu!!!